O que é Mindfulness?
Provavelmente já se terá deparado com a palavra Mindfulness, ou atenção plena. É um tópico em que tem tido um crescimento bombástico nas ultimas décadas e, como quase tudo hoje em dia, tornou-se viral – aparece em tudo o que é livros, documentários, filmes e mais.
É caracterizada com pessoas de fato, sentadas em cadeiras, aparentemente “normais”… Bizarro. Não há um guru, um incenso, não há cânticos nem dizem Oom. Que raio de meditação é esta?
É simples. Mindfulness é um estado de atenção ao momento presente. Significa estar com atenção ao aqui, agora. Não estarmos chateados com a discussão da semana passada, nem estarmos preocupados com a reunião de amanhã. Aceitar cada momento tal como ele é. Se for bom é bom, e se for mau é mau. Se não estivermos com atenção, também não faz mal.
Para viver no momento presente basta aceitar o momento presente. Observar a nossa própria experiência, momento a momento – intencionalmente, e com aceitação.
Andamos a um ritmo aceleradíssimo, há distrações em todo o lado e algumas vêm com triggers emocionais que nos levam numa montanha russa de sentimentos sem hora (ou dia) de fim. Esta viagem pode ser opcional. Com mindfulness, ganhamos a possibilidade de escolher como reagimos às situações com que nos deparamos. Passamos a poder escolher se continuamos a stressar com aquilo que aconteceu com a Júlia no mês passado ou se isso não está a ajudar nada e só está a causar sofrimento na nossa vida.
É uma prática que tem vindo a ser aplicada na psicologia e na medicina por ser uma prática que, comprovadamente, tem a capacidade de reduzir a ansiedade e o stress, a irritabilidade, cansaço, dores crónicas, depressão, enxaquecas…! Também é muito popular no mundo empresarial pois traz benefícios que se refletem num aumento da produtividade e da capacidade de foco e concentração.
A nossa atenção é como uma criança inquieta que quer ver e pegar em tudo com uma curiosidade insaciável, sem noção do que é benéfico e do que é contraproducente. Só precisa de ser trazida de volta ao momento presente com carinho e aceitação, esta é a prática.
Não há como alterar a forma como o stress funciona. Há, sim, maneira de alterar o impacto negativo que tem nas nossas vidas – (spoiler) a maneira é Mindfulness.